Nesta edição, serão quase 800 botecos disputando a eleição do melhor estabelecimento em todo o País. Serão 21 circuitos, distribuídos de Norte a Sul do Brasil. O tema deste ano é “Buteco Vive”, que celebra a cultura e a raiz brasileira. A escolha se deve ao esforço, garra e superação que foram necessários ao comércio para se manter nos últimos anos devido à pandemia. O segmento de bares e restaurantes foi um dos mais afetados – cerca de 30% dos botecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas entre 2020 e 2021.
Por isso que o Comida di Buteco continua firme em seu propósito de valorizar pequenos negócios e empreendedores, comercializando petiscos a um preço justo, o que permite aos clientes experimentar cada vez mais botecos por edição. Os petiscos da competição continuam com o valor fixo de R$ 27 em todo o Brasil.
Além do tradicional petisco, os bares também terão a oportunidade de participar do Desafio Seara, onde podem criar um prato com a linguiça calabresa da marca e do Desafio Incrível, em que a proposta é criar um prato à base de carne moída vegetal, da linha Incrível, também da Seara. Para beber, foi lançado o Desafio da Caipirinha Perfeita, em parceria com a 51.
2022
Na competição deste ano, participam 16 bares, 14 de Rio Preto e 2 de Mirassol. Desse total, são estreantes o Bar do Gordão, Boteco do Lima, Boteco do Marcinho, Buteco Du Gaúcho, Butekário Bar e Comedoria, Dok’s Fried Food, Khea Thai Restaurante e Bar e Sr. Pastel (Mirassol). Os veteranos, que já participaram de outras edições, são o Bar do Cidinho, Fidélis Bar da Sombra, Fino Sabor, Gambófa, Recanto do Peixe, Santo Arco (Mirassol), Santo Espeto Garagem e Skina do Ceará.
Na última edição, realizada em 2021, o Bar do Cidinho foi tetracampeão do concurso, disputando com o “costeleti de batata-doce”, uma massa de batata-doce recheada com costela, creme de milho e molho de chimichurri. O estabelecimento também levou o prêmio em 2017, 2018, 2019 e 2021. O bar Fino Sabor ficou em segundo lugar e o bar Skina do Ceará levou o terceiro lugar. Rio Preto participa do Comida di Buteco há 12 anos.
História
O Comida di Buteco foi criado em 2000, em Belo Horizonte (MG), como atividade da extinta Rádio Geraes. Hoje, cobre todo o território nacional, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e, desde 2016, elege ainda o melhor boteco do Brasil. O concurso, pioneiro no segmento, alcança todas as reuniões do país e se consolida como o maior do gênero em todo território brasileiro.
Dinâmica
Neste ano, os cozinheiros dos butecos poderão usar sua criatividade sem limites para os petiscos concorrentes. Não há obrigatoriedade de ingredientes.
Na primeira etapa, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida.
O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene).
Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o melhor buteco do brasil, que será conhecido e premiado no mês de julho.
Patrocinadores 2022
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: O BUTECO.
Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco:
Cerveja oficial: Eisenbahn
Apresentação: Piraquê
Patrocínio: Santander, Get Net, Seara, Mc Cain
Apoio: Incrível, Heinz, Reserva 51, Zero Cal, Engov After, Chandon, Levity
Apoio Institucional: Abrasel, Acirp, CBN, Comtur, Diário da Região, J. Silva, Prefeitura de Rio Preto, Dickies, Santanense
Promoção: TV Tem
Santander e Gastronomia
Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.
No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.
Eisenbahn
“Para a Eisenbahn, passear de boteco em boteco, nas praças de São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, como a cerveja oficial do concurso Comida di Buteco é motivo de comemoração. A marca entende que cuidar de cada detalhe é importante para produzir uma cerveja artesanal de qualidade, assim como para o concurso é selecionar estabelecimentos que prezam pelo fazer artesanal. “Esta parceria com o Comida di Buteco é uma oportunidade de valorizarmos os negócios familiares e toda a grande corrente do bem que abrange os botecos de todo o Brasil. Junto com o concurso queremos fortalecer esse poderoso modelo de negócio no qual os bares e botecos estão inseridos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.
Piraquê
A Piraquê acredita que o Concurso Comida Di Buteco tem um Quê de Originalidade, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela segunda vez consecutiva, a marca patrocina a ação, com visibilidade em todos os botecos participantes. Dessa forma, Piraquê contribui para o fortalecimento dos bares tradicionais que, assim como a marca, valorizam receitas exclusivas e originais.
Seara/Rezende/Incrível
A Seara, que sempre surpreende os brasileiros com muito sabor, qualidade e inovação não poderia ficar de fora do evento que prestigia a cozinha de raiz e incentiva o pequeno empreendedor de bares e botecos do país., por isso, é patrocinadora do Comida di Buteco e convida o público para provar todo o sabor do seu portfólio de produtos. A marca leva para o evento a Linguiça Calabresa Defumada Seara que é feita com carnes nobres, defumada naturalmente e com um tempero marcante de pimenta calabresa. Outro produto tema do concurso é a Linguiça Defumada Rezende, com sabor de casa, é ideal para elaborar pratos diversos. Completando a participação da Seara, pela primeira vez a competição terá receitas com proteína vegetal. A marca INCRÍVEL, que oferece versatilidade no consumo de proteína vai contribuir para tornar os botecos mais inclusivos, tornando todos bem-vindos a mesa e não deixar ninguém de fora da experiência do Comida di Buteco. Os petiscos vegetais serão feitos com a carne moída 100% vegetal Incrível, que tem o mesmo sabor e textura que a carne moída de origem animal, permitindo os Botecos fazerem versões de receitas já tradicionais, como um bolinho de carne, além de outras receitas criativas para a competição.
McCain
A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 5 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz, aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o aperitivo mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil. Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: a Batata Temperada com Páprica & Pimenta, que possui uma textura super crocante, corte fininho e visual rústico super diferenciado pela presença de tempero e casca. O produto é muito versátil, pois é perfeito para ser servido como uma porção cheia de sabor, já que combina muito bem com diversos molhos e coberturas, mas também funciona muito bem como acompanhamento de carnes, hambúrgueres e outros pratos incríveis.
Heinz
A Heinz, dona do ketchup nº1 do mundo, patrocina o Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. “O Comida di Buteco é um dos concursos mais tradicionais do país, unindo os melhores bares do Brasil em torno de uma competição deliciosa. E a Heinz, marca tão amada pelos brasileiros, irá contribuir novamente para elevar a experiência com sua qualidade superior e garantir ainda mais sabor aos petiscos criados no concurso, que ficam muito gostosos com nossos condimentos. Estamos felizes por irmos em busca do melhor Buteco do Brasil, uma vez mais”, Thais Corrêa, especialista de Brand Building da Kraft Heinz.
Chandon
“Assim como a Chandon, a comida de boteco é genuinamente brasileira. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Por esse motivo juntamente ao Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades de ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com nossos espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar a retomada dos butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com um Kit de Serviço Chandon, e o campeão nacional ganhará o kit e a uma viagem para 2 pessoas para viverem uma experiência única na vinícola Chandon, localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Além disso a marca também convida todos os participantes e consumidores a se juntarem a Comunidade Chandon, através de cadastro via QR code, oferecendo cursos exclusivos sobre a história da marca, apresentação de seus espumantes e dicas de consumo. ”
Reserva 51
“O projeto Comida di Buteco tem total afinidade com nosso produto. Para tornar a competição de 2022 ainda mais especial, lançaremos o concurso Caipirinha Perfeita, a ser elaborada exclusivamente com a nossa Cachaça 51 Edição Histórica. Assim, além de destilar uma dose a mais de sabor nessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil, criaremos momentos de consumo e apreciação que reforçam a versatilidade do nosso produto, que é também uma importante fonte de renda para os donos de bar”, comenta Luciano Sadi Andrade, head of marketing da Cia Müller de Bebidas.
Números de 2021
• 480 botecos participantes;
• 400 mil votos;
• 2500 mil petiscos vendidos;
• 4500 empregos diretos gerados
• 4 milhões de pessoas impactadas nos botecos;
• 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais
Bares e petiscos participantes de Rio Preto
• Bar do Cidinho – Panelinha mix (Cestinhas de batata, com ragu de ossobuco, ragu vegetariano e molho campanha de cachaça)
• Bar do Gordão – Bolinha de pernil (Bolinho de pernil recheado com queijo mussarela, servido com molho de pimenta da casa e geleia agridoce de abacaxi com pimenta)
• Boteco do Lima – Rapariga (Coxinhas da asa agridoce, queijo coalho com pimenta biquinho e molho)
• Boteco do Marcinho – Lombinho caipira (lombo pré-assado e frito no tacho, servido com batatas rústicas servido com molho verde, agridoce e pimenta da casa)
• Buteco Du Gaúcho – Maria Bonita (Bolinho de cabotiã com carne seca, catupiry e maionese de beterraba)
• Butekário Bar e Comedoria – Petisco supremo de frango (Filé de frango recheado, acompanhado de quiabo ou jiló)
• Dok’s Fried Food – Frango empanado ao molho asiático (Sassami de frango empanado e frito ao molho agridoce asiático com batata de corte rústico de acompanhamento)
• Fidélis Bar da Sombra – Croquete aberto do Fidélis (Croquete aberto de mandioca com carne de porco)
• Fino Sabor – Barquinha de massa com recheio de grão de bico com carne desfiada e queijo ralado por cima
• Gambófa – Bolinha de milho com tilápia e provolone
• Khea Thai Restaurante e Bar – Bangkok (4 deliciosos espetos empanados com molhos especiais, sendo 2 espetos de costela bovina e 2 espetos de camarão com lombo moído)
• Recanto do Peixe – Tilápia no espeto (Tilápia com muçarela no espeto, acompanhada de legumes e molho especial)
• Santo Arco (Mirassol) – Coxits (Coxinha de frango com a massa de batata e com cheddar e muçarela)
• Santo Espeto Garagem – Kombinado (Kafta de 160 gramas carne angus bovina com pedaços queijo Emental, tempero sírio, feito na brasa com carvão russo defumada em essência de fumaça BBB, servida aberta no prato com cobertura de catupiry e alho frito)
• Skina do Ceará – Carne de sol do Ceará (Porção de carne de sol acompanhada de salada de maionese com mandioca e farofa nordestina)
• Sr. Pastel (Mirassol) – Porção de 21 mini pastéis de costela gaúcha, cabotiã e requeijão
Fonte: Comunic